junta de freguesia de gralhas

Junta de Freguesia de Gralhas

Juntas de Freguesia

Montalegre, Vila Real

Junta de Freguesia de Gralhas

Juntas de Freguesia

Montalegre, Vila Real

Contactos

Telefone: 276 536 002
Fax: 276 536 002

Endereço
Rua Central, n.º 104
5470-160 Gralhas

Distrito de Vila Real, Concelho de Montalegre

Horário

Quarta-feira: 15:00 - 17:00 h
Domingo: 09:00 - 11:00 h


Publicidade:

Descrição
Gralhas é uma freguesia portuguesa do concelho de Montalegre, com 20,82 km² de área, cerca de 208 habitantes residentes (Census 2011) e uma densidade populacional de 10,8 habitantes/km².
A aldeia de Gralhas é uma terra com uma história antiga tal como a maior parte das aldeias de Barroso, muitas delas ligadas ao movimento da fundação de Portugal iniciado por D. Afonso Henriques. Em 1530, Gralhas aparece referenciada com 44 moradores o que daria uma população aproximada de 180 pessoas. Em 1538, Gralhas aparece identificada dentre as honras de Barroso: \"os lugares de Honras que partem com Galiza\" eram os seguintes \"a Aldeia de Vilar de Perdizes, a Aldeia de Gralhas, a Aldeia de Padornelos, a Aldeia de Padroso (...) e tem cada Aldeia seu juiz de honras\" .
Gralhas no tempo da Monarquia até ao ano de 1836, foi um concelho com Casa da Câmara, com Vereação, com oficiais para o governo económico, aplicação da justiça e controlo social. Era um concelho cujo território era apenas a actual freguesia, que pertencia à Casa de Bragança, tal como Montalegre, Chaves e tantas outras terras que faziam parte do Ducado de Bragança.

Brasão: Escudo de prata, monte de verde movente de um pé ondado de prata e azul de três tiras; em chefe, duas gralhas de negro, realçadas do campo, postas em cortesia. Coroa mural de prata de três torres. Listei branco, com a legenda a negro: \"GRALHAS\".
Serviços
  • Juntas de Freguesia
  • Serviços Públicos
Mapa
  Como Chegar Aqui
  :
 
Publicidade:

Comentários e Opiniões