camara municipal do porto

Câmara Municipal do Porto

Câmaras Municipais

Porto, Porto

Câmara Municipal do Porto

Câmaras Municipais

Contactos

Telefone: 222 097 000
Fax: 222 097 100

Gabinete do Munícipe: 222 090 400

Endereço
Praça General Humberto Delgado
4049-001 PORTO

Distrito do Porto, Concelho de Porto

Horário

GABINETE DO MUNÍCIPE

Horário de inverno (de outubro a maio):

2.ª, 3.ª, 5.ª,6.ª feira, das 9h00 às 17h00; 
4.ª, das 9h00 às 20h00
Horário de verão (de junho a setembro):
de 2.ª a 6.ª feira, das 9h00 às 17h00.
Consulte aqui os horários de todos os serviços do Gabinete do Munícipe.

Serviço de Atendimento Telefónico:
de 2.ª a 6.ª feira, das 9h00 às 17h00



Descrição
A Câmara Municipal do Porto é o órgão executivo colegial representativo do município do Porto, tendo por missão definir e executar políticas que promovam o desenvolvimento do concelho.
A Câmara Municipal do Porto é a segunda maior do país, sendo composta por 13 vereadores representando diferentes forças políticas. Assume o cargo de Presidente da Câmara Municipal o primeiro candidato da lista mais votada em eleição autárquica ou, no caso de vacatura do cargo, o que se lhe seguir na respectiva lista.

O actual edifício da Câmara Municipal do Porto, em Portugal, foi projectado pelo Arquiteto Correia da Silva e começou a ser construído em 1920.
Mapa
  Como Chegar Aqui
  :
 

SOBRE AS CÂMARAS MUNICIPAIS

A câmara municipal é o orgão executivo colegial de cada um dos municípios de Portugal.

Por extensão, o termo "câmara municipal" também se refere ao conjunto dos departamentos e serviços da administração municipal.

Como órgão executivo do município, a câmara municipal é o seu governo. É um orgão colegial, composto por um presidente e por um número variável de vereadores, a que são, ou não, atribuídos pelouros.

O presidente da câmara municipal costuma ser o primeiro nome da lista mais votada nas eleições autárquicas, e em geral os vereadores com pelouros (aqueles que trabalham a tempo inteiro, ou a meio tempo na gestão da autarquia) são os restantes membros dessa lista que foram eleitos.
Os vereadores sem pelouro costumam ser os elementos da câmara eleitos pelas listas minoritárias, e geralmente constituem-se como oposição.
A equipa governativa composta pelo presidente da câmara e pelos vereadores também é referida como executivo municipal ou como vereação.


fonte: Wikipédia
Comentários e Opiniões